Política de Qualidade, Ambiente e Segurança

O desenvolvimento da LASO Transportes como Organização moderna capaz de enfrentar com sucesso os desafios do futuro e as crescentes necessidades dos clientes e partes interessadas, assenta em tomar como opção estratégica a aposta na qualidade dos serviços, no respeito pelo Ambiente e no cumprimento das normas de Higiene e Segurança no trabalho.
A LASO Transportes entende a Qualidade, o Ambiente e a Segurança do trabalho como parte integrante da sua cultura empresarial, bem como uma via inquestionável para a melhoria contínua dos serviços prestados e da satisfação dos seus Clientes. Ao adoptar como principais objetivos a eficácia e eficiência dos serviços prestados, a LASO pretende garantir a total confiança dos clientes e partes interessadas, definindo, para tal, um conjunto de princípios que suporta a sua cultura organizacional, nomeadamente:

  • Pontualidade no que respeita ao cumprimento dos prazos dos serviços solicitados.
  • Eficiência nos transportes efetuados assegurando a maior rapidez e menores custos para os seus Clientes.
  • Rapidez do transporte entre a carga e a descarga das mercadorias transportadas.
  • Segurança das mercadorias transportadas, garantindo que as mesmas são entregues sem danos.
  • Segurança e saúde em todos processos de trabalho, a todos os equipamentos e às instalações de forma a prevenir acidentes e incidentes.
  • Promoção do lema “Segurança para mim, Segurança para Todos”, assegurando o compromisso de eliminação dos perigos e minimização dos riscos para a Segurança e Saúde no Trabalho.
  • Prevenção de lesões e possíveis danos para a saúde, pela utilização de equipamentos legalmente aprovados e utilização dos equipamentos de segurança adequados.
  • Informação no que concerne o desenvolvimento de sistemas de trocas de informação entre parceiros – cliente, fornecedor e partes interessadas.
  • Cumprimento da legislação e requisitos aplicáveis à actividade, num processo de melhoria contínua.
  • Envolvência ativa dos colaboradores junto da Política da Empresa e nos temas relacionados com a Segurança e Saúde no trabalho.
  • Desenvolvimento de medidas que visam o incremento nos colaboradores de hábitos e comportamentos favoráveis à prevenção da poluição e consequente proteção ambiental.
  • Responsabilidade Social para com todos os intervenientes diretos e indiretos do negócio, promovendo a valorização pessoal, profissional e familiar, bem como o apoio em acções de solidariedade social.
  • Formação contínua dos seus recursos, como pilar essencial para a garantia dos princípios acima referidos.
  • Adoção de soluções que permitam a redução e a otimização do consumo de recursos, com as devidas consequências para a LASO e os seus Clientes.
    • Gestão adequada e cuidada de todos os resíduos produzidos.
    • Realização de autocontrolos de emissões e descargas poluentes.
    • Busca permanente de soluções e produtos amigos do Ambiente.
  • Cumprimento legal e regulamentar em vigor.
  • Compromisso de consulta e participação dos colaboradores.
  • Minimizar os impactes ambientais decorrentes da sua atividade de transporte de mercadorias, promovendo a utilização racional dos recursos naturais e a prevenção da poluição.

Consequentemente, a Empresa desenvolveu um Sistema de Gestão Integrada, no âmbito das normas internacionais NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO 14001:2015 e ISO 45001:2019, com o objetivo prioritário de reduzir ao mínimo as falhas do serviço e os respetivos custos, por forma a melhorar continuamente a qualidade e a rentabilidade da prestação do serviço, incrementando de igual modo a proteção Ambiental e a segurança dos colaboradores, cumprindo assim o lema:

“Ultrapassamos obstáculos.”

Este objetivo só é possível com o envolvimento de todas as pessoas que trabalham para a LASO ou em seu nome, no cumprimento das atividades formalizadas nos documentos do Sistema de Gestão Integrada que servem de referência ao seu desempenho e associado a uma política sustentada de reinvestimento que garanta a permanente atualização da frota e dos restantes meios técnicos utilizados na prestação do serviço e na prevenção da poluição.
Com vista a assegurar esta dinâmica, a LASO estabelece periodicamente os objetivos qualitativos e quantitativos decorrentes da Política de Gestão Integrada da Empresa.