Entrevista a Pedro Pedrosa, Presidente do Conselho de Administração da LASO Transportes SA na última edição do Jornal “Expresso”.
Como caracteriza o mercado português de Transportes Rodoviários de Mercadorias?
O mercado dos Transportes de Mercadorias em Portugal é muito diversificado e tem muitas empresas com boas práticas e que prestam bons serviços. Mas não deixamos de ser um País periférico que, por vezes, se torna pequeno e descentralizado do mercado global. Por outro lado entendo que existe uma enorme necessidade de Revisão da Legislação aplicado ao setor, nomeadamente a nível laboral, impostos e incentivos.
Podemos afirmar que a LASO ultrapassa obstáculos há dez anos?
Sim. O trajeto da LASO, desde o seu início, tem sido trilhado com esse propósito. Ir mais além e crescer diariamente ultrapassando diversos obstáculos.
Isto tudo para que tenhamos a capacidade de responder ao constante aumento da exigência e necessidades dos mercados e dos clientes. Apostamos na renovação e aumento da nossa frota assim como na formação dos nossos colaboradores de forma a estarmos sempre na vanguarda. Desta forma, e com base nestes aspetos, tornámo-nos na melhor empresa da Península Ibérica na nossa área e somos, garantidamente, uma das 5 melhores na Europa. Este crescimento tem sido gradual e sustentado e a reorganização de toda a estrutura tornou-se uma base forte para o crescimento que se tem registado. Isto tem permitido que ao longo dos anos tenhamos crescido, aumentado a dimensão da organização e do negócio e melhorado a vários níveis.
Com centenas de carros em serviço por toda a Europa, de que forma é que a LASO consegue oferecer serviços à medida do cliente?
Sim, é verdade. Temos mais de 1500 equipamentos ao serviço dos nossos clientes. Estar num sector com potencial de serviços diferenciados é o que primeiro se deve destacar. Somos prestadores de serviços de transporte rodoviário de mercadorias e estamos em nichos de mercado completamente diferentes. Depois temos a particularidade de ter soluções para qualquer tipo de serviço. Um cliente que necessite de um transporte – pequeno, médio, grande ou muito grande – nós conseguimos oferecer. Apresentamos os mais diversos serviços de verticalização, elevação, ripagem e engenharia, desenvolvidos pelos nossos técnicos especialistas e engenheiros que dotam a LASO de uma panóplia de serviços ímpar. É esta polivalência de serviços que nos distingue. Somos muito versáteis e conseguimos responder a qualquer desafio que nos seja lançado.
A LASO apresenta um crescimento enorme ano após ano. Quer a nível de dimensão quer a nível de facturação. A que se deve este crescimento enorme?
Nós, administração, e muitos outros quadros da empresa nascemos e crescemos a fazer isto! Os transportes fazem parte de nós e este conhecimento do meio é uma das mais-valias da LASO. O Know-How que temos dentro de casa faz com que tenhamos sempre soluções, potencia a melhoria constante da prestação do serviço e orienta a organização de forma a transformar as dificuldades em oportunidades. Para além disso, todas as iniciativas e investimentos que efetuámos têm o empenho e dedicação de todos os colaboradores da empresa.
Este trabalho de equipa resultou num crescimento de facturação na ordem dos 40% nos últimos dois anos.
Este crescimento tem acontecido de forma sustentada e a perspectiva é continuar.
Ao comemorar os seus dez anos de existência, a LASO investiu na Constituição de novas filias em Espanha mas também na Constituição da LASO Maroc e LASO Senegal. O que ditou esta aposta em África?
Todas as apostas e investimentos que têm sido promovidas na LASO fazem parte de um processo contínuo, sustentado e integrado que têm como objectivo cimentar e consolidar a LASO como uma referência Nacional e Internacional.
Daremos continuidade à promoção da marca LASO na Europa e em África reconhecendo que o crescimento da organização, nas varias áreas de negócio, passa por uma aposta forte no âmbito Internacional. Como já referi anteriormente o facto de Portugal ser um País periférico faz com que se torne pequeno para toda a ambição que temos. O crescimento que temos tido nos últimos anos, os investimentos que temos realizados e a própria dimensão da Empresa exige que entremos noutros mercados emergentes. Foi dentro desta lógica que constituímos empresa em Marrocos e no Senegal, tal como já tínhamos feiTo, em 2011, com a GTE em Moçambique. A LASO sempre efetuou tráfego em África. Entre outros podemos contabilizar transportes de maquinaria de construção civil, obras públicas e máquinas industriais da Europa para África e vice-versa. Com estes investimentos pretendemos promover os transportes internos e aumentar os fluxos de importação/exportação principalmente nos transportes especiais.
Estas novas empresas, à semelhança do que acontece com a LASO Abnormal Loads, sediada em Espanha, devem ser uma extensão da LASO Transportes SA na sua Missão de prestar um serviço de referência na área do transporte rodoviário de mercadorias. Partilharão, também, a mesma Visão no que concerne aos objetivos de consolidar a posição da marca LASO como referência no mercado Internacional.