Entrevistámos a Administração da LASO, na pessoa do Sr. Pedro Pedrosa, que nos deixou importantes mensagens direcionadas aos públicos internos e externos à empresa no dia do 10º Aniversário da LASO Transportes SA.

“Não estabelecemos metas porque metas pressupõem limites. Preferimos definir objectivos. E não são para atingir. São para superar!”

1. De 2007, ano de criação da LASO, até hoje, a empresa cresceu muito e ocupa hoje um lugar de destaque a nível nacional e internacional. Como tem sido a evolução da empresa? Quais as principais mudanças que ocorreram na organização ao longo destes 10 anos?

Pedro Pedrosa: Mais que crescer, o importante é fazê-lo de uma forma estruturada e consolidada. É certo que o caminho não é fácil, as dificuldades são diárias e muito diversificadas, por inerência da nossa actividade. Mas temos conseguido fazê-lo de uma forma sustentada, e o segredo tem sido a dedicação de todas as pessoas que fazem parte desta empresa. Não procuramos a perfeição, mas sim a atitude e o empenho de todos em fazer bem e seguirem as directrizes da Administração.
Não gosto da palavra mudança. Eu diria evolução. Temos evoluído ao longo destes 10 anos. Sempre com a mesma postura: Enfrentar os desafios e problemas com o intuito de os resolver.

2. Se tivesse de apontar os 2 dias mais importantes da empresa nestes 10 anos que acontecimentos lhe ocorrem na memória?

PP: Eu diria que os dois dias mais importantes da Empresa foram a Fundação e, posteriormente, a fusão da LASO. A Fundação, à 10 anos atrás, resultou numa solução empresarial entre duas empresas concorrentes. Algo pouco comum, ou até inédito para a realidade do nosso país.
Mais tarde a fusão das empresas que deram origem à LASO e que se revelou muito importante para o fortalecimento da relação da estrutura accionista e de todos os quadros da empresa.

3. A LASO tem, hoje, mais de 700 colaboradores. A evolução da empresa está directamente relacionada com este factor. Na qualidade de administrador como vê o desempenho global da equipa LASO?

PP: Vou começar por uma frase sobejamente conhecida e inúmeras vezes referida quando falamos sobre empresas e colaboradores: “As empresas são as pessoas”.
Numa equipa com esta dimensão, não é de todo fácil gerir mas no global estou muito satisfeito com os nossos colaboradores, especialmente naquilo que considero essencial para fazer parte da nossa família, que é o compromisso, o comprometimento e a dedicação para com a empresa.
Alguns dos nossos valores passam por promover a responsabilidade, iniciativa e espírito de equipa, tomando como fundamental a motivação e realização profissional dos nossos colaboradores.
A empresa tem vindo a crescer, a melhorar e a aumentar a sua dimensão no mercado todos os anos. Isso é sintomático da força da nossa equipa, da competência dos nossos colaboradores e da força de trabalho que todos representam.

4. Os motoristas são a face visível da LASO. Que mensagem lhes gostaria de deixar neste dia tão especial?

PP: Podia pedir para serem mais assertivos, atentos, cumpridores e ainda mais dedicados. No entanto aproveito esta oportunidade para lhes agradecer o compromisso, o espírito de sacrifício e por acreditarem em nós, administração. Muitos dos obstáculos que ultrapassamos só são possíveis graças a eles.

5. Desde o primeiro dia que a Empresa tenta exceder as expectativas dos seus clientes que têm aumentado muito ao longo destes 10 anos. Eles também estão de Parabéns hoje, concorda?

PP: Claro que concordo. Aliás, o nosso sucesso é o espelho do sucesso dos nossos clientes.
Nós, LASO, privilegiamos relações de parceria e queremos ser muito mais do que fornecedores. Queremos participar na evolução das empresas, criando soluções, optimizando custos, apresentando o melhor serviço do mercado.
O que nos move é a intenção de exceder as expectativas dos clientes através da prestação de serviços de valor acrescentado, suportados por soluções flexíveis, inovadoras e tecnologicamente avançadas.
A relação que temos com os nossos clientes assenta no profissionalismo, no rigor das operações e na transparência das relações. Somos muito gratos a todos aqueles que em nós confiam. Por tudo isto, cada cliente da LASO está de Parabéns hoje, também.

6. Para terminar, como gostaria de ver a LASO daqui a 10 anos?

PP: Queremos ser a melhor empresa de prestação de serviços de transportes rodoviários de mercadorias. Como tem sido apanágio nos últimos anos, existe a intenção de dar continuidade ao crescimento da empresa nas mais variadas áreas de forma a cimentar e consolidar a LASO como uma referência Nacional e Internacional.
Não estabelecemos metas porque metas pressupõem limites. Preferimos definir objectivos. E não são para atingir. São para superar!

Pedro Pedrosa
P´la Administração LASO Transportes SA