LASO

Joana Vasconcelos e Vhils assinam os maiores projetos de arte contemporânea em altura do mundo. Turbinas Eólicas de 100 metros de altura transportadas pela LASO Transportes SA.
 
O projeto ‘WindArt’, no Parque Eólico do Douro Sul (que abrange os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Castro Daire e Viseu) foi o sítio escolhido para a localização de turbinas eólicas personalizadas pela artista plástica Joana Vasconcelos e pelo pintor de street art Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils.
 
As 84 turbinas que foram personalizadas pelos artistas têm 100 metros de altura.
 
“Nunca mais na vida farei um projeto desta dimensão’, afirmou a artista plástica Joana Vasconcelos quando falou da complexidade técnica da ideia. José Saldanha Bento, Presidente do Conselho de Administração da Âncora Wind, falou acerca das inúmeras dificuldades e dos obstáculos que foram surgindo e que, para além da crise financeira que o país atravessava em 2014, houve um investimento de 227 milhões de euros em turbinas e, com um enorme esforço, acabou-se o projeto no tempo previsto.”
 
Todos os transportes referentes são efectuados pela LASO Transportes SA. que, desta forma, fica associado ao maior projecto de arte contemporânea do Mundo.
 
Fonte: Correio da Manhã
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cultura/detalhe/projeto_windart_pintou_84_turbinas.html