LASO

LASO: Formação e Qualidade

A LASO entende a Qualidade e a Formação como parte integrante da sua cultura empresarial, bem como uma via inquestionável para a melhoria contínua dos serviços prestados e para a satisfação dos seus Clientes.

Todo este processo é dinâmico e baseia-se numa relação de ensinamentos e aprendizagem entre a organização e os seus colaboradores. Nesse sentido realçamos a presença e participação activa dos nossos motoristas nas ações de Formação que desenvolvemos. É uma demonstração de participação activa na vida da empresa, troca de ideias e sugestões, busca de novos conhecimentos, aposta na sua qualificação e valorização enquanto profissionais.

Todos somos importantes e louvamos a atitude proactiva dos nossos motoristas em tornar a LASO mais forte, mais competente e mais bem preparada para os desafios que nos são colocados diariamente.

A formação mais recente decorreu em Cacia – Aveiro, contou com a presença de motoristas afectos ao Transporte Nacional/ Ibérico dos Departamentos de Carga Geral e Zorras e abordou os seguintes temas:

– Regulamentação Social dos Transportes (Regulamento 561/2006);
– Tempos de Condução e Pausas;
– Qualidade do Serviço ao Cliente e Satisfação do mesmo;
– Imagem da viatura e do motorista;
– Regras de acondicionamento de cargas e tipologias de amarração;
– Sinistralidade;
– A Evolução da LASO e a Importância dos motoristas na mesma.

De salientar que a LASO está em fase de certificação, pela DGERT, na área da Formação. A Organização ficará habilitada a ministrar formação certificada nas seguintes áreas:

– Documentação de Transportes
– Higiene e Segurança
– Línguas Estrangeiras

Neste sentido a LASO continuará a desenvolver, de forma regular, diversos planos de Formação em conteúdos programáticos como segurança, higiene, saúde, acidentes de trabalho, prevenção de riscos profissionais, movimentação manual de cargas e atuação em caso de emergência.

No que concerne à Qualidade a LASO definiu, documentou e implementou um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em 2012, tendo o mesmo sido reconhecido por uma entidade externa devidamente acreditada para o efeito (TUV Rheinland). Iniciámos, entretanto, o processo de transição da nossa certificação do referencial normativo NP EN ISO 9001:2008 para NP EN ISO 9001:2015.

Novos desafios se colocam para o futuro e a aposta neste segmento tem enorme importância para a nossa organização. Nesse sentido a empresa já avançou para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e de Segurança, segundo os referenciais ISO 14001 e OHSAS 18001, cuja certificação está prevista para o ano de 2017.

Qualidade, Segurança e Formação são conceitos que se interligam diretamente entre si e estão inseridos num processo contínuo e orientado para o acompanhamento, controlo e melhoria da qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes.